Atividades Desenvolvidas

PROTEÇÃO E ACOLHIMENTO: acolher provisoriamente crianças e adolescentes do sexo masculino, cujos direitos tenham sido violados, oferecendo a eles toda a infraestrutura necessária para o seu desenvolvimento social, moral, educacional e humano.
 
REINTEGRAÇÃO FAMILIAR: tem como objetivo o atendimento à família biológica das crianças e adolescentes acolhidos, por meio de atendimentos psicossociais, acolhimento, orientação e encaminhamentos a fim de que estes familiares se reorganizem para o retorno de seus filhos. A reintegração ocorre por meio de visitas que o familiar faz à Instituição de Acolhimento para manutenção e fortalecimento do vinculo afetivo.
 
COLOCAÇÃO EM FAMÍLIA SUBSTITUTA (ADOÇÃO): orientação psicossociais às famílias adotantes; promover, acompanhar e orientar os encontros entre a família e a criança acolhida; fornecer subsídios para a decisão e novas demandas dos familiares frente à adoção; trabalhar as questões angustiantes que envolvem o processo de adoção (jurídico, afetivo, familiar); observar o comportamento e vinculação da criança frente a nova situação.
 
APADRINHAMENTO AFETIVO: tem por finalidade uma aproximação afetiva de socialização e de vinculo de amizade (sem fins de adoção ou responsabilidade legal) entre as crianças e adolescentes acolhidos, e as pessoas da comunidade que acompanham o trabalho da instituição, a fim de potencializar o desenvolvimento psicossocial.
 
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: Contribuir com educadores proporcionando-lhes reflexão sobre as complexas demandas vivenciadas em uma Instituição de Acolhimento, oferecendo formação e capacitação  a fim de proporcionar a todos os envolvidos no desenvolvimento da criança e adolescente acolhido subsídios para melhoria do atendimento.